Solenidade marca centenário da estação de trem de Caucaia

26 de outubro de 2017 - 00:00

26.10.2017

Fernando Mota e Paulo de Tarso cortam bolo do centenário da estação

Uma cerimônia em homenagem ao centenário da estação de trem de Caucaia, completado no último dia 12 de outubro, foi realizada nesta quinta-feira (26), reunindo membros da Prefeitura de Caucaia, do Metrofor e representantes dos gestores que inauguraram a estação, há cem anos, além de estudantes e uma banda musical. A solenidade foi marcada pelo sentimento de orgulho e saudosismo. Ao final, a estação ganhou uma nova placa, registrando a passagem do centenário.

Leia mais sobre a história da estação:

Estação de trem de Caucaia completa um século

O coordenador de Relações Comunitárias do Metrofor, Fernando Mota, fez um resgaste histórico das ferrovias cearenses e falou da alegria do Metrofor em comemorar o centenário da estação. “O Metrofor sempre pautou sua conduta na luta pela preservação e utilização dos equipamentos históricos”, disse.

Foram lembrados na ocasião alguns nomes que fizeram parte da inauguração da estação, em 1917, como o prefeito da época, Fausto Dário Sales. Em nome dele, sua bisneta, a vereadora Germana Sales, agradeceu a homenagem e disse estar feliz em relembrar a gestão de seu bisavô no município. Também foi lembrado o padre que abençoou a estação no dia da abertura, José Romualdo de Sousa.

O secretário de Turismo e Cultura de Caucaia, Paulo de Tarso Magalhães Guerra, disse que seu pai viveu intensamente as idas e vindas dos trens, em sua rotina. “O passado deve ser respeitado. Os símbolos, as conquistas, as tradições e os marcos históricos devem ser valorizados porque contém e perpetuam as experiências”, afirmou. O pesquisador Francisco Antônio Cavalcante de Menezes, conhecido como Padre Tula, participou da solenidade e disse que “um povo sem cultura e raízes, é um povo fadado ao fracasso e insucesso”. Ele abençoou a estação de Caucaia em seu centenário, repetindo gesto do dia da inauguração.

O descerramento da nova placa da estação de Caucaia

Também participaram da solenidade a professora e representante da Academia de Letras e Artes de Caucaia, Yara Guerra Silva, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Vera Lúcia Correia Lima, o manobrista mais antigo do Metrô de Fortaleza, com 33 anos de serviços, Djaci Soares. O som da solenidade foi conduzido pela Banda Municipal de Caucaia.

Veja mais:

Nova placa da estação de trem de Caucaia
O momento em que a estação é novamente benzida
Estação da Caucaia no século XX

imprensa@metrofor.ce.gov.br