Metrofor retira mais de mil toneladas de lixo das linhas férreas em Fortaleza

21 de novembro de 2017 - 13:58

Via limpa garante segurança operacional e bem estar social (foto: Deyvson Teixeira/Metrofor)

A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos retirou 1.029,6 toneladas de lixo das vias férreas em Fortaleza no período de janeiro a outubro deste ano. A presença de resíduos nas proximidades das vias é uma preocupação constante da empresa, que busca melhorar a qualidade de vida da população lindeira, ampliar seu relacionamento nas comunidades, e ao mesmo tempo manter a segurança operacional das linhas em operação.

“Queremos evitar uma série de situações complicadas para a população, como a proliferação de ratos e insetos”, relata o Assessor de Engenharia Ambiental do Metrofor, Samuel Braga. Para prevenir problemas decorrentes do acúmulo de lixo, o Metrofor desenvolve ações em duas linhas: a limpeza das vias férreas e a realização palestras educativas nas comunidades.

O monitoramento de pontos de lixo e a retirada dos resíduos é uma atividade constante do Metrofor. Parte dos trabalhos acontece em parceria com regionais da Prefeitura de Fortaleza e outras prefeituras de cidades cidades atendidas pelas linhas de metrô e VLT; outra parte das atividades é realizada de forma autônoma pelo Metrofor. Já as palestras educativas são desenvolvidas em parceria com lideranças escolares e comunitárias, dentro dos bairros.

O coordenador de Relações Comunitárias do Metrofor, Fernando Mota, explica a importância dessas ações. “Temos um projeto chamado Metrô e Cidadania que vem sendo desenvolvido desde os anos 2000. Trabalhamos com a educação da população para preservar as estações e os equipamentos do metrô, assim como também a questão do lixo. Através de palestras em escolas, reuniões com diretores, pais e líderes comunitários buscamos orientar a população a fazer uma melhor destinação do lixo”.

Ações de retirada de lixo são constantes no Metrofor (foto: Divulgação)

Para Samuel Braga, a população tem papel fundamental nas ações para redução do lixo. “Em caso de alguma reclamação ou denúncia, a população pode ligar para a Ouvidoria e informar a situação. Será feita uma averiguação de imediato e tomadas providências”, explica ele. A Ouvidoria do Governo do Ceará recebe demandas por telefone, no número 155 (ligação gratuita), ou pela Internet, no site www.ouvidoria.ce.gov.br.

Saiba mais:

Dois tipos de resíduos sólidos são retirados das vias férreas: lixo e entulho. A contagem da quantidade total é feita pelo número de caminhões de lixo que serão retirados, cotidianamente.

Depois de recolhido o lixo pelo Metrofor, caminhões da prefeitura levam o material até o aterro do Jangurussu, onde é feito uma triagem para separar o lixo reciclável.

Diariamente, antes do horário de operação comercial com passageiros, todas as linhas realizam uma viagem de inspeção para verificar a integridade da via férrea e a possível presença de quaisquer objetos que possam atrapalhar o fluxo.

Força-tarefa em parceria com as prefeituras de Caucaia e Fortaleza, a Operação Fronteiras ocorreu de 17 a 20 de outubro, com objetivo intensificar as ações de controle e prevenção do mosquito aedes aegypti na fronteira entre Fortaleza e Caucaia, incluindo o trecho em que a Linha Oeste percorre as duas cidades.

imprensa@metrofor.ce.gov.br