Ramal Parangaba-Mucuripe – Operação de transporte e içamento de vigas modifica trânsito em Fortaleza no fim de semana

15 de dezembro de 2017 - 13:06

Duas importantes avenidas de Fortaleza terão o tráfego alterado neste fim de semana para permitir operações, que vão dar continuidade às obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no Ramal Parangaba-Mucuripe.

O trecho da Via Expressa, em frente à Estação Pontes Vieira, na altura do cruzamento com a Rua Vicente Leite, será fechado no sábado (16), das 5h da manhã ao meio dia. A interdição será necessária para o transporte e içamento de peças para a laje da passarela de acesso à estação.

Uma outra operação para o transporte e içamento das vigas de concreto do canteiro da Parangaba (altura do Shopping Parangaba) até a Av. Raul Barbosa (Viaduto), vai acontecer das 13h do sábado (16), às 5h da manhã da segunda-feira (18). O trânsito nesse trecho será alterado da seguninte forma: no sentido praia-sertão (Norte-Sul), o condutor que vier pela Av. Des. Moreira entra à direita na rua Isaac Amaral, segue à direita na rua Visconde do Mauá, acessa a Av. Pontes Vieira, entra à direita na rua Santa Teresinha, depois  à direita na alça de acesso a Via Expressa, retornando à Av. Raul Barbosa. Já quem segue no sentido sertão-praia (Sul-Norte), pela Av. Raul Barbosa, entra à direita na alça de acesso a Via Expressa, acessa à direita a rua Plínio Câmara, depois à direita a rua Dr. Edmilson Barros de Oliveira, segue à direita na rua Santa Teresinha, à esquerda na Av. Pontes Vieira, retornando à Av. Des. Moreira.

Clique aqui para abrir o mapa das mudanças.

Avanço das obras

As obras do VLT Parangaba-Mucuripe estão divididas em três trechos. As intervenções na Via Expressa e na Av Raul Barbosa fazem parte do terceiro trecho do empreendimento, entre a Estação Borges de Melo e a Estação Iate, no bairro Mucuripe. Os trabalhos nessa extensão foram retomados depois de nova licitação, realizada no último mês de agosto. Hoje, os trabalhos estão concentrados, principalmente, na construção da Estação São João do Tauape, que está em fase de conclusão da plataforma, e na construção de duas pontes sobre o Riacho Tauape, onde foi iniciado o aterramento da área para a implantação das vias férreas. A estimativa é concluir o trecho 3 até o final de 2018.

O trecho 1, que corresponde a construção da passagem inferior da Av Borges de Melo, deve ficar pronto até fevereiro de 2018. Por enquanto, a obra está com 87,29% de execução. Neste momento, os trabalhos no trecho estão concentrados na montagem de tirantes, escavações e concretagem das lajes de piso, por onde passarão os veículos.

O trecho 2, que liga as estações Parangaba e Borges de Melo, foi concluído e já está em Operação Assistida, com o transporte de passageiros de forma gratuita, inclusive com VLT rodando em duas vias. O VLT circula das 6 às 12 horas, de segunda a sexta, e transporta, em média, 600 pessoas por dia.

Saiba mais

O ramal Parangaba-Mucuripe terá 13,4 quilômetros, ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro de trechos elevados. Ao todo, são dez estações: Parangaba; Montese; Vila União; Borges de Melo; São João do Tauape; Pontes Vieira; Antônio Sales; Papicu; Mucuripe e Iate.

O VLT irá promover a integração com outros modais de transporte. As estação da Parangaba possibilitará a total integração à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e ao terminal rodoviário. A estação Papicu também se integrará ao terminal rodoviário do bairro. A previsão de demanda potencial do modal é de 90 mil passageiros por dia.

Fonte: Seinfra

Assessoria de Comunicação

imprensa@metrofor.ce.gov.br