Agenda A3P – Metrofor destina lixo para cooperativa de reciclagem

29 de janeiro de 2018 - 16:25

Texto: Pedro Alves e Nicole Lima | Foto: Deyvson Teixeira | imprensa@metrofor.ce.gov.br

Lixeiras seletivas viabilizam coleta adequada de lixo nas estações.

Como parte do conjunto de ações da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), o Metrofor firmou uma parceria que está resultando em geração de renda e estimulando a preservação do meio ambiente. Através de cooperação com recicladores, todo o lixo produzido nas instalações administrativas do Metrofor, em Fortaleza, é destinado à reciclagem, por meio da Cooperativa Nordestina de Catadores de Resíduos (Coomvida).

Somente no primeiro semestre de 2017, foram mais de 1.100 quilos de lixo destinado à reciclagem. Segundo Samuel Braga, Assessor de Engenharia Ambiental do Metrofor, a parceria com os recicladores é uma iniciativa que visa a promoção da sustentabilidade. “O que nós queremos é reduzir ao máximo a quantidade de lixo que vai para as ruas. Compreendemos que, se cada pessoa ou cada empresa fizer sua parte, por menor que seja, podemos ter sim um impacto significativo na construção de um estado mais sustentável”, afirma.

A cada 15 dias a Coomvida realiza a coleta dos materiais recicláveis no Metrofor. Para estimular a correta destinação dos materiais, foram disponibilizadas caixas coletoras de papel em todas as salas da empresa, por meio de parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

“Essas ações são realizadas no âmbito administrativo da empresa, mas nas nossas estações também nos preocupamos com a correta destinação do lixo. Em todas as unidades do metrô, temos lixeiras coloridas que indicam o descarte do lixo por categoria, como metais, orgânicos e plásticos”, complementa Samuel. Segundo ele, ainda no âmbito da A3P, também são realizadas campanhas internas de conscientização, cujo objetivo é estimular a economia de água, de energia elétrica e de papel.

Sobre a Coomvida

A Cooperativa Nordestina de Catadores de Resíduos desenvolve trabalhos de reciclagem na Usina de Triagem e Beneficiamento de Recicláveis (UTBR), de propriedade do Governo do Ceará. Equipada com prensas, moinho de plástico, balanças, esteiras, trator, contêineres, mesa de filtragem de óleo de cozinha e máquina de solda, a U​si​na permite coletar, transportar, triar, triturar, enfardar, armazenar e comercializar os resíduos sólidos e líquidos recicláveis, coletados em prédios de órgãos públicos federais, municipais, estaduais, empresas e escolas.