​Agentes de estação: conheça os profissionais que administram a rotina no metrô e VLTs

9 de maio de 2018 - 14:37

Esquerda para a direita: José de Anchieta Cunha, Marcelo Bezerra e Fernanda Queiroz Santos

Quem já circulou pelas estações do Metrofor certamente deve ter notado a presença dos agentes de estação, que estão sempre próximos das catracas ou nas salas administrativas, em cada parada do metrô e das linhas de VLT. Trajando o característico uniforme composto por camisa cinza ou azul, e calça preta, os 93 profissionais nesta função são responsáveis por garantir o bom funcionamento de cada uma das 54 estações nas cinco linhas operadas pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos: Sul, Oeste, VLT Parangaba-Mucuripe, Sobral e Cariri.

Os agentes de estação tem como função gerenciar o bom funcionamento das unidades, atuando diretamente na resolução de problemas ou acionando equipes de manutenção. Eles são também uma ponte direta entre a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos e seu público. Para muitos desses profissionais, o contato com a população é a parte mais gratificante do trabalho. É o caso do agente de estação José de Anchieta Cunha, que tem 36 anos de atuação no trabalho metroviário. Após passar alguns anos em atividades administrativas, ele pediu para voltar ao trabalho em contato com a população.

“Um dos motivos que me fizeram voltar foi o contato com o público. Quando estamos nas estações, sempre tem algo novo para superar e é isso que me motiva”. Apesar de gostar do contato diário com os passageiros, ele explica que o trabalho é também um desafio. “Nós aqui somos a referência dos passageiros. Quando tem algum problema, eles vêm recorrer aos agentes. O maior desafio é explicar o que aconteceu e ao mesmo tempo fazer com que eles compreendam que somos um metrô em evolução”, explica.

Os agentes de estação são os profissionais que no dia a dia acompanham os serviços prestados na estação, como segurança, zeladoria e bilheteria, garantindo que as estruturas do metrô atendam adequadamente os passageiros. Os agentes também dão assistência aos usuários que precisam utilizar escadas rolantes, elevadores ou plataformas elevatórias, bem como orientam os usuários sobre quaisquer dúvidas. “Eu acredito que o público é a parte mais importante da empresa, por isso eu sempre tento prestar o melhor serviço para os usuários”, garante o agente de estação Marcelo Bezerra, que há 29 anos trabalha em estações metroviárias.

Integrante do grupo de profissionais que ingressou no Metrô de Fortaleza por meio da Seleção Pública Temporária finalizada no ano passado, a agente de estação Fernanda Queiroz Santos explica que gosta de se sentir útil aos passageiros. É muito gratificante quando eu consigo resolver um problema e vejo o passageiro seguir viagem contente”, relata.

Reportagem: Pedro Alves | Nicole Lima