Rachel de Queiroz, escritora que dá nome a estação do Metrofor, completaria hoje 111 anos

17 de novembro de 2021 - 15:08

 

Escolhida como forma de homenagear uma das maiores escritoras cearenses, a Estação Rachel de Queiroz fica localizada em Maracanaú, na Avenida Central Sul, no bairro Acaracuzinho. A escritora cearense nasceu em 1910 e se estivesse viva hoje completaria 111 anos. Rachel de Queiroz foi a primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras e a primeira a receber o Prêmio Camões de Literatura. Ao longo da sua vida, a romancista escreveu 22 livros.

Nascida em Fortaleza, mudou-se para a fazenda da família em Quixadá com apenas 40 dias de vida. Desde lá viveu entre o município, Fortaleza e o Rio de Janeiro. Sua vivência nas Fazendas “Não me deixes” e “Junco”, em Quixadá, durante a seca de 1915, foi a inspiração para escrever o romance “O Quinze”, com apenas 20 anos. A obra que retrata a resiliência do sertanejo frente à seca marcou a história da literatura brasileira.

A estação em homenagem à escritora é ponto de passagem para mais de 20 mil passageiros por mês e funciona há nove anos. Assim como as outras estações do Metrô de Fortaleza, possui sistema de sonorização e sistema de acessibilidade, transportando os cearenses de forma segura, rápida e confortável.