Estação do Metrofor tem espaço para desabafos e orientação. Medida visa melhorar a saúde mental e prevenir adoecimento.

28 de março de 2022 - 11:33

Passageiros do Metrofor que passaram pela Estação José de Alencar, na tarde desta quinta-feira (24/3), encontraram uma estrutura de atendimento para pessoas com algum sofrimento emocional. O Cantinho do Desabafo permite que qualquer pessoa se sinta à vontade para sentar e conversar com um dos voluntários sobre alguma situação difícil que esteja enfrentando. Todos os temas foram aceitos. Essa foi a segunda edição do projeto. A primeira ação foi realizada em 28 de janeiro, durante a campanha de Janeiro Branco.

A ação é resultado de parceria do Metrofor com o Projeto Help, visando alertar sobre a importância de tratar os sofrimentos emocionais e prevenir o adoecimento mental – que, inclusive, pode levar à depressão e ao suicídio. Voluntários também fizeram abordagem com os passageiros nas plataformas, convidando-os para conversar, oferecendo diálogo e apoio para quem precisava e entregando cartões com palavras de confiança.

“Tivemos um painel com mensagens de ajuda e superação. Além de profissionais preparados para receber as pessoas, ouvir com todo carinho e atenção, e ajudar com as melhores orientações”, explicou Everton Meneses, coordenador do projeto Help no Ceará. “O objetivo do Metrofor é mostrar para os nossos passageiros que sempre pode surgir uma ajuda e orientação de onde menos se espera. Assim contribuímos também com o nosso papel social. Novas ações como esta e outras iniciativas estão sendo preparadas para o decorrer de 2022”, explica Joseane Gondim, assessora de planejamento estratégico do Metrofor.

A dona de casa Fabiane Lima ficou com lágrimas nos olhos após ler a mensagem de recebeu ao passar pela estação. “Tudo isso é muito perfeito porque, no dia a dia, ninguém tem tempo de levar uma palavra de conforto para ninguém. É muito incrível encontrar isso aqui”, disse ela, que pegou o metrô de volta para casa. A ação do projeto Help no Metrofor deve ocorrer em outras datas, que serão divulgadas nas próximas semanas.

Fotos: Romário Pinheiro