O papel fundamental dos vigilantes na operação do Metrofor

11 de abril de 2023 - 12:21

Eles são figuras constantes no dia a dia do transporte sobre trilhos no Ceará. Nos trens ou nas plataformas das estações, os vigilantes trabalham atentos a diversas situações, garantindo segurança das pessoas e do patrimônio, assegurando a paz e o ordenamento, e até dando o suporte necessário para o correto fluxo de passageiros.

“Os seguranças estão sempre dispostos a atender aos usuários do Metrofor quando estes sentirem algum risco ou estiverem constrangidos com alguma situação dentro dos trens e estações”, explica o Chefe da Unidade de Segurança Operacional do Metrofor, Sérgio Wirtzbiki.

Sérgio pontua que, por ser uma atividade voltada para a manutenção da segurança, os passageiros devem evitar conversas desnecessárias com os vigilantes, mas podem acioná-los caso percebam uma situação de risco. Os vigilantes irão atuar em casos de suspeita de roubo, importunação ou assédio, eventual necessidade de evacuação de uma estação ou trem, sempre priorizando a segurança dos passageiros e passageiras.

Vigilantes monitoram a operação do Sistema Metroviário do Ceará

Já as informações sobre horários e sentido das viagens, funcionamento dos trens em feriados, regras do Guia do Passageiro, e outras dúvidas comuns prioritariamente são transmitidas aos passageiros pelos Agentes de Estação. Segundo o gerente de Estações e Segurança Operacional, Plínio Araújo, os vigilantes precisam estar livres para perceberem situações que possam ocorrer inesperadamente.

No ano de 2022, os profissionais vigilantes que trabalham nas linhas do Metrofor estiveram presentes em cerca de 2.100 situações, desde casos de pessoas que passam por uma emergência de saúde, atendimento a pessoas que se perdem, atendimentos no setor de Achados e Perdidos e auxílio em acidentes metroferroviários, além de ações de promoção da segurança e bem estar nas estações.