Porque não é possível embarcar com bicicleta nos horários de pico?

18 de abril de 2023 - 16:10

O transporte de bicicletas dentro dos trens do Metrô e do VLT de Fortaleza é um serviço que abre novas possibilidades de deslocamento para os fortalezenses e moradores da Região Metropolitana. Desde que o serviço foi implantado, no segundo semestre de 2022, mais de 4 mil integrações entre bikes e o transporte sobre trilhos foram registradas nas linhas Sul e VLT Parangaba-Mucuripe.

Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre os horários de utilização desse serviço – que é vedado nos momentos de maior fluxo de passageiros. Por isso, o “Explicando o Metrô” desta semana vai mostrar porque não é permitido entrar com bikes nos horários de pico e as vantagens que essa decisão acarreta para todos os usuários.

Nos horários de pico, os trens já circulam em sua capacidade máxima, tornando inviável a entrada de uma bicicleta. Já imaginou tentar entrar com bike em um espaço que já está apertado para a maioria das pessoas? Essa situação seria desagradável para todos – inclusive para o dono da bicicleta. E poderia resultar até mesmo em brigas ou roupas sujas de graxa.

“Para garantir a segurança de passageiros e de ciclistas, o Metrofor estabeleceu que o horário permitido para o embarque com bicicletas é de 9h às 15h e de 20h até o encerramento, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, é das 15h até o encerramento da operação”, explica a Assessora de Planejamento Estratégico do Metrofor, Joseane Oliveira.

Ela explica que, diante da lotação no transporte público – que é comum em todos os meios de transporte público nas grandes metrópoles – é necessário dar prioridade ao deslocamento das pessoas. “Além do risco de desconfortos, sabemos que uma bicicleta no horário de lotação, significaria uma pessoa que deixou de embarcar porque não tinha espaço”, completa Joseane.

SAIBA MAIS

O Metrofor opera três linhas integradas com o transporte por bicicleta. As linhas Sul, VLT Parangaba-Mucuripe e o VLT de Sobral totalizam 51,2 quilômetros de vias e 43 estações liberadas para o transporte de bikes dentro dos horários que constam no regulamento do serviço.

Entre as regras mais importantes, estão: Não é permitido andar de bicicleta dentro dos trens e estações, nem transportar bike nos elevadores e escadas rolantes. A porta de embarque específica para as bicicletas está sinalizada nas plataformas. O limite máximo é de quatro bikes por viagem.

Integração bike + metrô + VLT
De segunda a sexta-feira, de 9h às 15h e de 20h até o encerramento. Aos sábados, de 15h até o encerramento. 4 bicicletas por viagem. Tarifas: Linha Sul: R$ 3,60 (inteira) e R$ 1,80 (meia). VLT de Sobral: R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia). VLT: gratuito. Não é cobrado valor adicional pelo embarque com bicicleta.