Antiga estação ferroviária da Parangaba está disponível para exploração comercial

18 de abril de 2024 - 16:02

Texto e edição: Pedro Alves | Fotos: Romário Pinheiro

O Metrofor disponibiliza, este mês, o imóvel da antiga estação ferroviária da Parangaba para exploração comercial, com compromisso de preservação da estrutura e da arquitetura do equipamento – que é tombado como patrimônio histórico. Empresas credenciadas na Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos poderão concorrer ao direito de alugar o espaço. A disputa acontece em plataforma online, no dia 28 de abril, a partir das 9h. Empresas não credenciadas ainda podem se credenciar.

O imóvel a ser explorado possui uma área total 1.027,07 m², sendo protegida por gradil em toda sua extensão. Dentro dela consta uma ampla região aberta, urbanizada, com piso, bancos e jardim; além da própria estação, que possui uma área edificada de 229,91 m² – incluindo as regiões internas e a calçada que a circunda. O formato da área total é aproximadamente retangular, situada em terreno plano e de esquina. O endereço é na Rua Dom Pedro II, S/N, próximo às estações de metrô e VLT da Parangaba.

Qualquer reforma ou intervenção no imóvel, necessária para a implantação do empreendimento desejado, terá que ser submetida à avaliação prévia do Metrofor, por meio de apresentação do projeto arquitetônico a ser executado. A exploração comercial será feita por dois anos, podendo ser prorrogada.

A iniciativa visa oferecer uma diversificada prestação de serviços aos usuários do sistema metroviário e à população em geral, e ao mesmo tempo obter receitas não tarifárias – que são necessárias como reforço ao custeio das linhas de metrô e VLT. De acordo com os termos previstos, a empresa vencedora não poderá sublocar o imóvel, seja de forma integral ou parcial.

Proteção do patrimônio

Devido ao fato do imóvel ser um patrimônio histórico, tombado de forma definitiva pela Prefeitura de Fortaleza, e com valor histórico reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), empresa vencedora estará comprometida em proteger a estrutura e preservar sua arquitetura, estabelecendo com o equipamento uma relação pautada na preservação histórica, cultural e ambiental. Liberar acesso para fiscalização pelos órgãos competentes é um dos compromissos a serem assumidos formalmente.

Todas essas garantias estão descritas no Procedimento de Oportunidade de Negócio 001/2024, e detalhadas no Termo de Autorização de Uso (TAU), que será assinado pela vencedora. O documento foi elaborado pelo Metrofor, em conformidade com a lei municipal nº 9347/2008 e o decreto municipal nº 12313/2007 – que tratam, respectivamente, da gestão dos patrimônios histórico-culturais de Fortaleza, e do tombamento definitivo da antiga estação ferroviária.

Negócios no Metrofor

Empresas interessadas em ocupar o imóvel da antiga estação ferroviária da Parangaba, ou outros equipamentos disponíveis para negócios, devem se credenciar no Metrofor. Os critérios do credenciamento e como fazê-lo estão descritos no link abaixo. Para esclarecer dúvidas sobre o cadastro e obter mais informações sobre a exploração da antiga estação da Parangaba, pessoas jurídicas podem entrar em contato através do e-mail e do telefone da Diretoria de Desenvolvimento Estratégico

TELEFONE: (85) 3101.7125 | Seg a sex, de 8h às 17h
EMAIL: negocios.geroe@metrofor.ce.gov.br

Saiba mais:

O imóvel é situado em área de intensa movimentação de pessoas e de ampla atividade econômica, situado ao lado de duas estações de metrô e VLT, e de um terminal de ônibus. Ao lado também de um grande shopping center e de diversos outros serviços comerciais e educacionais. Em 2023, Metrofor realizou serviços de restauração e manutenção do imóvel, através de pintura, recuperação da guarita e do sistema de drenagem, além de limpeza geral da estrutura.

Confira mais fotos atuais, externas e internas, da antiga estação ferroviária da Parangaba: