Mais de mil pessoas foram beneficiadas com a retirada de autotestes de HIV na Estação Benfica

15 de dezembro de 2025 - 16:16

Pessoas que desejam examinar sua sorologia para HIV podem optar por receber, gratuitamente, kits de autotestagem por meio de armários instalados na Estação Benfica. Desde o início do serviço, cerca de 1,2 mil pessoas já retiraram seus autotestes. A retirada ocorre por autoatendimento, sem necessidade de contato com funcionários, o que garante maior privacidade aos usuários.

O serviço é realizado pelo projeto A Hora É Agora, em parceria com a METROFOR, que assegurou a instalação dos armários em 2023. As unidades ficam em áreas de livre acesso, sem necessidade de pagamento de tarifa para utilização do serviço.

Para solicitar os kits de autoteste, é necessário realizar um cadastro no site www.ahoraeagora.org. No momento da solicitação, o usuário escolhe a estação como local de retirada e recebe uma senha de acesso, que permite a abertura do armário e a retirada do autoteste. Também é possível optar pelo recebimento dos kits em casa ou em uma unidade de saúde.

Os kits disponibilizados — de fluido oral ou gota de sangue — são acompanhados de instruções completas para que o autoteste seja realizado em casa, com segurança, autonomia e privacidade. A iniciativa busca facilitar o diagnóstico precoce, fundamental para o sucesso do tratamento em casos de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana.

Gratuidade no metrô e VLTs para pessoas vivendo com HIV

Pessoas vivendo com HIV que se enquadram nos critérios de baixa renda podem solicitar o Cartão Gratuidade da METROFOR, que garante acesso gratuito às linhas de metrô e VLT em operação comercial em Fortaleza e cidades vizinhas. O benefício facilita o deslocamento para consultas, exames, tratamento e demais atividades do dia a dia.

O Cartão Gratuidade pode ser solicitado nas estações Benfica e Parangaba. Para o cadastro, é necessário apresentar: CPF, comprovante de endereço e um dos cartões de gratuidade fornecidos pela Etufor ou pela Arce.