Metrô sensibiliza população sobre cuidado com os trens

1 de abril de 2011 - 17:23

Equipe do Projeto Metrô e Cidadania vai se reunir, nesta sexta, com lideranças comunitárias da SER III.

O Projeto Metrô e Cidadania, mantido pelaCompanhia Cearense de Transportes Metropolitanos, vai realizar nestasexta-feira (01), às 15 horas, reunião com lideranças comunitárias da RegionalIII. O encontro pretende firmar parcerias para realizar ações de conscientizaçãosobre a preservação do transporte urbano ferroviário e de educação ambiental.

O coordenador do projeto, Fernando Mota, explica que o projeto vai levarpalestras educativas para as comunidades, principalmente àquelas que ficam noentorno da Linha Oeste, operada atualmente com trem a diesel, e da Linha Sul,que atualmente está em obras para a implantação do Metrô. A ideia ésensibilizar a população para o bom uso do transporte ferroviário. Jáestamos preparando a população para cuidar também do Metrô que já vai entrar emfase de testes, explica Mota.

O Projeto tenta coibir os atos devandalismo contra as composições ferroviárias, nas estações e ao longo da viaférrea; o despejo de lixo nos trilhos; a criação de animais domésticos na faixade domínio e a abertura de passagens de pedestres improvisadas. A iniciativa jávem surtindo resultados positivos. O número de pedradas registrado na LinhaOeste caiu depois do início das palestras. Em 2009, foram registradas 37ocorrências; em 2010, 15. Este ano, foi registrado um caso.

Além de lideranças comunitárias, oProjeto Metrô e Cidadania também está aberto a parcerias com outrasinstituições como escolas, igrejas, ONGs, movimentos sociais e etc. Quemestiver interessado em receber uma palestra sobre preservação do transporteferroviário e educação ambiental pode agendar as visitas pelo telefone 0800 2755558.

Palestra do Projeto Metrô e Cidadania

Sexta-feira (01/04) – às 15 horas

SER III – Avenida Jovita Feitosa, 1264 -Amadeu Furtado

Assessoria de imprensa do Metrô deFortaleza