Metrô de Fortaleza inicia treinamento de funcionários

11 de maio de 2011 - 16:37

O primeiro grupo formado por 17 profissionais está sendo treinado no METROREC



A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor iniciou o treinamento de seus funcionários que vão trabalhar na operação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. O primeiro grupo é formado por 17 profissionais da área de operação. Eles estão participando de uma capacitação em operação metroviária no Metrô de Recife (METROREC)

 

A primeira etapa do curso, chamado de Básico Operacional, reuniu todos os 17 profissionais. São dois assistentes de segurança, quatro funcionários do Centro de Controle Operacional (CCO), quatro maquinistas e sete agentes de estação. Atualmente, os funcionários estão passando pelo treinamento específico de cada função. A capacitação, iniciada na primeira semana de abril, deve se estender até o dia 20 de maio.

 

O gerente de controle e tráfego, Antonio Chalita de Figueiredo, explica que a ideia do treinamento é incutir a filosofia metroviária na mentalidade dos funcionários do Metrofor. “Os nossos funcionários estão sendo preparados para lidar com a tecnologia metroviária, receber o treinamento dos fornecedores do nosso metrô e para operar o nosso sistema”, acrescenta.

 

A diretora de Gestão Empresarial, Cissa Maia, visitou o grupo esta semana em Recife. Ela adianta que ao voltar ao Ceará, os profissionais serão multiplicadores, pois vão passar o conhecimento adquirido aos demais funcionários da área operacional. “Eles estão sendo qualificados no METROREC/Recife e, aqui, continuarão sendo treinados complementando o aprendizado”, diz.

 

A gestora adianta que o mesmo grupo deve ir a São Paulo para conhecer a tecnologia usada no metrô de lá. “O Metrô de São Paulo é o que possui os equipamentos mais modernos hoje no Brasil”, explica. A diretora complementa que o pessoal das áreas de administração e manutenção do Metrofor também passará por treinamentos. “Estamos preparando nossos funcionários para operar a Linha Sul do Metrô”, diz.

 

Os testes na Linha Sul com os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs) em movimento devem ter início ainda neste primeiro semestre. Os dois equipamentos fazem parte de um conjunto de 20 trens comprados da Itália, que formarão 10 composições de 80 metros. Os trens irão circular ao longo de um trecho de 2,8 quilômetros, entre as estações Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara) e Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú). Nessa fase, ainda não haverá transporte de passageiros.

 

A previsão é que em outubro deste ano, o Metrô inicie a Operação Assistida, período em que os trens vão circular já com passageiros, mas ainda sem cobrança de passagem e em um período de tempo reduzido. A Operação Assistida vai assegurar as condições de confiabilidade necessárias para que o trem comece a operar comercialmente em 2012.

 
 

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza
Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183)