30 de Abril: dia do profissional ferroviário

30 de abril de 2020 - 15:56

É comemorado neste 30 de abril o dia nacional do ferroviário, data que homenageia os profissionais que atuam nas estradas de ferro que cortam todas as regiões do Brasil, sejam ferrovias interestaduais, metropolitanas ou urbanas. São trabalhadores que tornam realidade o transporte, sobre trilhos, de mercadorias que abastecem o País e impulsionam o seu desenvolvimento.

O dia 30 de abril foi escolhido por ser a data de inauguração, em 1854, da primeira ferrovia do Brasil, no Rio de Janeiro. A viagem inaugural da Estrada de Ferro de Petrópolis contou com a presença do imperador dom Pedro 2º e da imperatriz Tereza Cristina. Atualmente, esta linha é conhecida como Estrada de Ferro de Mauá.

Além do 30 de abril, registra-se a data de 26 de outubro, dia nacional do trabalhador metroviário, instituída pela lei federal 11.801, de 4 de novembro de 2008. Nesta categoria, incluem-se os profissionais dos modernos metrôs e linhas de trem metropolitano que cortam os grandes centros urbanos do País, e que diariamente transportam milhares de pessoas, nos seus percursos ao trabalho, lazer ou compras.

Entre todos os profissionais que atuam nos transportes sobre trilhos, o mais lembrado, e que geralmente está no imaginário das pessoas, é o maquinista – o condutor dos trens. No entanto, são diversas as atividades que, juntas, tornam possível o transporte sobre trilhos.

São trabalhadores que atuam também no controle de tráfego, nas manutenções de trens e vias, nas manobras de trens, nas bilheterias e gerenciamento das estações, no suporte aos usuários, além de funções administrativas. Todos esses profisisonais compõem uma complexa rede nacional de transportes sobre trilhos que desempenha papel fundamental para no desenvolvimento do Brasil.

A todos estes trabalhadores, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos presta sua homenagem e reconhecimento. Muito obrigado!