Estação Benfica sedia exposição sobre superação e os desafios trazidos pelo câncer

24 de março de 2022 - 13:15

Projeto nacional de Fotografia, que já passou por grandes capitais brasileiras, chega a Fortaleza em nova edição e terá a estação Benfica, do Metrofor, como espaço de divulgação. A exposição Retratos da Superação, realizada pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), promove uma reflexão sobre os diferentes tipos de superação e leva empatia e respeito para os desafios dos pacientes oncológicos. A exposição já está aberta ao público, e vai até 23 de abril, sempre de 8h às 22h, não sendo necessário pagar passagem do Metrô para visitar a galeria.

A mostra é composta por 50 fotografias, que são resultado de oficina cultural e educativa realizada na Associação Peter Pan, em fevereiro, envolvendo pacientes de câncer, familiares, médicos, enfermeiros e terapeutas, unidos no enfrentamento à doença. O objetivo das imagens não é apenas falar do câncer, mas, a partir deste contexto, ensinar sobre as superações que são necessárias no decorrer da vida, utilizando, para isso, a linguagem artística e atraindo grande visibilidade.

“Todos nós passamos por problemas, alguns maiores do que outros. O que vemos são imagens do triunfo sobre os obstáculos que a vida nos apresenta. São narrativas que podem emocionar, sensibilizar e nos fazer refletir sobre os limites, o que somos, como vivemos e quem amamos. Esperamos que estas histórias visuais nos inspirem para os novos desafios que enfrentamos cotidianamente”, fala João Kulcsár, professor, fotógrafo, pesquisador em artes e curador da exposição.

O espaço na Estação Benfica foi cedido pelo Metrofor com objetivo de ajudar a promover visibilidade para o tema do câncer e da superação, trazendo ao mesmo tempo uma opção cultural para os passageiros e para a comunidade visitante, ao mesmo tempo em que discute tema de grande relevância para a sociedade.

Mais informações em www.retratosdesuperacao.com.br

Exposição fotográfica – Retratos da Superação – Edição Fortaleza
Local: Estação Benfica – METROFOR
Curadoria: João Kulcsár
Data: 24 de março a 24 de abril de 2022, das 8h às 22h.

Foto 1: Deyviane Lima

Foto 2: Celina Perrone