Obra artística desenvolvida na Linha Sul do Metrofor é destaque no MIS até sexta-feira

9 de agosto de 2023 - 12:42

 

Está aberta à visitação do público, no Museu da Imagem e do Som (MIS), a obra “Trilhas”, de autoria de Léo Silva (@leossilvass), desenvolvida a partir do olhar do artista em seus deslocamentos na Linha Sul do Metrofor. “Trilhas” é uma obra audiovisual expandida com duas telas simultâneas, em looping. A produção tem como conceito exibir imagens de diferentes travellings, em slow motion, nos quais a mata emerge entre muros, residências, indústrias, trilhos e concretos.

 

Na instalação, além dos vídeos, o artista traz as folhas secas revestindo o piso, propondo que o visitante faça uma imersão no transcorrer da linha férrea, evocando memória, terra e ecologia. Ao pisar nas folhas, o público produz as trilhas sonoras ao vivo, numa encruzilhada de caminhos que se sobrepõem na obra.

“Meu trabalho convida o público a imergir no espaço junto à imagem, mas eu também proponho a imersão sonora, a partir de um som mais orgânico, com a presença da própria terra na instalação. A ideia é que o público entre nesse espaço, e produza essas trilhas que são visuais, mas também são sonoras e energéticas e que também são travessias”, propõe o artista.

A instalação de Léo Silva está aberta a visitação nos dias 9 e 10 de agosto, de 10h às 18h e no dia 11/8, de 13h às 20h. O MIS é localizado na Avenida Barão de Studart, nº 410, bairro Meireles. A obra “Trilhas” faz parte da Mostra Ocupa MIS – Multilinguagens, que é composta por 18 projetos de construção de imagens e/ou sons que ultrapassam os formatos convencionais.

SOBRE O ARTISTA

Artista visual, realizador audiovisual, pesquisador e educador, Léo Silva transita entre as artes visuais, o audiovisual e a performance em pesquisas-criações implicadas com as memórias, as paisagens e as imagens. Formado em História (UECE), em Audiovisual (Vila das Artes), e no Mestrado em Comunicação na linha de Fotografia e Audiovisual (UFC). Participou de diferentes exposições, laboratórios, residências, cursos e acervos.

 

Foto: Deyson Teixeira