Embarque com bicicleta no metrô e VLT promove sustentabilidade e economia.

19 de agosto de 2025 - 10:14

Há três anos, Fortaleza passou a contar com uma nova opção de mobilidade: a integração entre bicicleta e o transporte sobre trilhos. Desde agosto de 2022, os passageiros podem levar suas bikes para complementar os trajetos de metrô, tornando as viagens mais práticas e econômicas.

As bikes são complementos sustentáveis e econômicos aos deslocamentos por metrô e VLT em Fortaleza (foto: Divulgação/Metrofor)

Em março de 2023, essa integração foi estendida para a Linha Nordeste. Desde 2020, no entanto, o serviço vinha operando em caráter de testes no VLT de Sobral — que foi a primeira linha de trem no Ceará a contar com a medida. Desde o início do serviço, foram realizados 71,6 mil embarques com bikes nas linhas do Metrofor.

Integrar bicicleta e transporte sobre trilhos reduz os gastos com transporte motorizado para chegar às estações, e facilita o deslocamento do ponto de desembarque até o destino final do passageiro. Além da economia, quem adota esse modelo de mobilidade conquista benefícios diretos para a saúde e o bem-estar.

Para as cidades, o ganho é ambiental, pois essa integração combina dois meios sustentáveis: o transporte ferroviário, de baixa emissão de CO², e a bicicleta, que não gera poluição.

Neste Dia Nacional do Ciclista, comemorado em 19 de agosto, o Metrofor destaca as vantagens de incluir a bike nos deslocamentos diários e relembra as regras de embarque com bicicleta, fundamentais para garantir conforto e boa convivência entre os passageiros.

Dias, horários e limites

Nas linhas Sul e Nordeste, os horários permitidos são das 9h às 15h e das 20h até o final do dia, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o embarque de bikes é permitido a partir das 15h até o final do expediente operacional.

No VLT de Sobral, o acesso é de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h30 e 19h às 23h; e aos sábados, de 13h até o fim da operação. Serão permitidas 2 bikes por viagem, em cada uma das linhas (Norte e Sul).

Plataformas sinalizadas para o embarque com bikes no VLT de Sobral (foto: Metrofor/Divulgação)

 

Regulamento

Algumas regras são essenciais para garantir a segurança nos deslocamentos. Não é permitido andar de bicicleta dentro dos trens e estações, nem transportar bikes nos elevadores e escadas rolantes. Dentro das instalações do Metrofor, a bicicleta deve sempre ser empurrada, e jamais deve ultrapassar a faixa amarela nas plataformas. Ao entrar na estação com a bicicleta, o cicilista deve se posicionar na área reservada para o embarque com bikes, seguindo a sinalização no chão.

Leia aqui o regulamento completo.